Blogger Widgets

Rotina de organização, fly lady e adapte tudo para sua realidade

Oi meninas, estou há tempo pra escrever esse post aqui no blog, nao tenho pretenção de mudar sua rotina com essa postagem até mesmo porque eu acredito que cada casa é um caso e cada mulher sabe o que é melhor na sua rotina diária. Eu vou falar de como EU faço, as coisas que eu acho bacana nao deixar de lado e deixar uns links para quem se interessar no assunto.

Bom, vamos la.

Eu uso o Fly Lady ha muito tempo, o  Fly Lady é um sistema americano para cuidar da casa baseado em organização, controle de tempo e rotina. As mulheres americanas em sua grande maioria trabalham fora, moram em casa grandes, tem muitos filhos e nao tem empregadas, como elas se viram? Muitas com o Fly Lady.

Vou falar pra voces os 4 pilares que faz o Fly Lady:

1 - Criar rotinas


Voce deve criar rotinas matinais e noturnas

Matinal: acorde, se vista para passar o dia, higienize o banheiro, coloque as roupas na maquina de lavar, varal, arrume a mesa do cafe, veja sua lista de tarefas para o dia e faça seu trabalho, seja ele no lar ou na rua.

Noturna: arrume a cozinha, separe suas roupas para o dia seguinte, reveja seus compromissos, separe contas a pagar.





Como eu faço: 


Matinal: acordo cedo, coloco uma roupa de batente: legging, camiseta, tenis basico, faço toda a
minha planilha de serviços domesticos da manha, tomo banho, me visto para passar o dia e fazer tarefas que nao demandam esforço bruto, arrumo a cama, acabo de arrumar a mesa do café, tiro os meninos da cama, tomo cafe com eles, faço serviços leves com eles como colocar a roupa na maquina, lavar uma loucinha, brinco e passeio com eles ao sol e depois os levo para o colegio.

Norturna: lavo a louça, seco e guardo, arrumo os balcoes da cozinha, revejo minha lista de tarefas, separo a roupa para o dia seguinte, deixo a mesa do café pre colocada.


Dica: deixe uma bandeja com itens de cafe da manha pronta no armario e outra na geladeira com cafe, geleias, manteiga etc. Assim de manha voce leva tudo de uma vez pra mesa e leva td de volta pra cozinha! Tempo é ouro !





O que eu acredito ser o mais importante na parte CRIE ROTINAS:

- não sair de casa sem arrumar a cama
- não ir dormir com louça na pia (isso claro dentro das suas condições fisicas e cansaço)
- ter listas de tarefas do dia, da semana e do mes.
- se arrumar para passar o dia logo cedo, eu acredito que se perde um tempo grande ao longo do dia pra se fazer isso e correr para ir ao mercado...eu gosto do: estou sempre pronta!





Todos os meses crio planilhas de tarefas a fazer dentro daquele periodo, me ajuda demais a saber o que é preciso fazer!



2 - Declutter - Destralhe

O ponto aqui é que é quase impossivel limpar e organizar uma casa se há varios objetos fora do lugar, inclusive dentro de armarios, gavetas e mesas. Mas, voce nao pode e não deve querer fazer isso de uma vez só, voce vai se estressar e abandonar a tarefa em pouco tempo, se tiver que ficar indo e voltando colocando coisas no lugar. O jeito certo pelo método é voce ligar um timer de cozinha em 15 minutos, pegar um cesto e sair pela casa pegando os objetos e colocando nesse cesto ou colocando as coisas no lugar correto naquele comodo.

Nao ultrapasse esse tempo!Lembre-se: sua casa nao ficou bagunçada do dia para a noite, logo, voce nao vai conseguir colocar tudo no lugar assim de uma hora para outra. Respeite o tempo e faça 15 minutos TODOS os dias! Te garanto que em pouco tempo voce vai ter entrado numa: ROTINA! Item 1 alcançado com sucesso!




Como eu faço: todos os dias pego um timer e um cestao, vou colocando dentro meias, chinelos, bonecas, jogos, elasticos de cabelo, tudo o que encontro fora do lugar, a noite na minha ROTINA NOTURNA coloco tudo no lugar.

Por ter me habituado com o metodo eu nao acumulo coisinhas, por exemplo: recebi uma correspondencia, abro, se nao me interessa ja descarto, nao acumulo bagunças em gavetas, se tiro ou alguem tira algo no lugar peço para colocar de volta assim que usar, é automatico, acredito que gasto o dobro do tempo colocando coisas de volta no lugar de onde as tirei, entao procuro SEMPRE usar e devolver...colocar tudo no seu lugar...






Dica: compre em lojas de 1.99 caixinhas para guardar suas coisas dentro das gavetas, as gavetas de baguncinhas tb podem e devem ser arrumadas!

3 - Dividir a casa em zonas


O metodo diz para separarmos a casa em 5 zonas: entrada, cozinha, quartos, salas, banheiros. E trabalhar uma semana inteira durante 15 minutos naquela zona, ao final do mes voce terá trabalhado na casa toda e dado atenção a todos os detalhes. Assim voce nao vai ficar cansada em fazer toda a tarefa num unico dia, o dito: faxinao.

Mas, antes de começar é preciso que voce tenha feito o que? DESTRALHAR! passo 2! Quando aquela zona da casa estiver enfim destralhada é que voce vai começar a trabalhar ou fazer as missões Fly Lady para aquela semana Voce pode recebe-las se cadastrando aqui: http://www.flylady.net/

Como eu faço:

Essa é a parte do Fly Lady que nao funcionou inteiramente para mim e ai eu tive que adaptar, primeiro porque eu acho que 15 minutos é quase impossivel para os tamanhos dos comodos da minha casa, setorizar em zonas foi facil, mas, eu ainda assim encontrei alguns entraves, por isso, acredito que nada pode ser absoluto e deve sim ser adaptado dentro da realidade das pessoas.

Para quem trabalha fora eu acho bem legal, afinal, a amiga chega a noite, filhos, jantar por fazer, casa pra limpar, nao rola né? Querer fazer tudo no sabado e perder os dias de sol tb nao! Entao eu acho que pra quem tem casa menor, trabalha fora é o ideal pegar 15 minutos todos os dias daquela semana e investir naquele comodo.

Por exemplo:

Semana 1 COZINHA

- segunda-feira: limpe a geladeira e organize
- terça-feira: limpe a despensa e organize
- quarta-feira: limpe o fogao (limpeza de forno, etc) , fogao de molho voce passa um pano nos azulejos
- quinta-feira: limpe microondas, passe pano nos armarios.
- sexta-feira: organize as panelas, os plasticos, arrume debaixo da pia.

No sabado voce fica so com pano pra passar. Bom, eu acho que apenas 15 minutos nao é suficiente, por isso a rotina nessa parte nao me serviu, mas, eu acho que se voce dedicar por dia 30 minutos para cada zona, no final da semana ela estará impecavel e voce vai ter pouco para fazer.


Como boa brasileira, que gosta de um samba no radio, cortinas pra cima, janelas abertas, eu nao consegui trabalhar uma semana inteira apenas num comodo, ficava com a impressao de que todo o resto estava precisando de um tapa.


Então eu faço assim:

1 - no dia a dia pela manha: arrumo as camas, varro a casa nas zonas: quartos, salas e cozinha, passo pano onde é necesssario, tiro o pó, higienizo os banheiros (limpo as pias e as privadas), tiro o lixo dos banheiros e da cozinha, levo pra fora, limpo a mesa da cozinha, nao acumulo louça na pia. Tempo que gasto nisso de manha: entre 1 hora e 2 horas.

2 - setorizei minha casa por zonas e cada dia trabalho 1 hora nela, por exemplo: segunda-feira eu tiro para arrumar o quarto dos meninos, limpar os armarios e colocar tudo em ordem. Terça feira eu tiro para dar uma super arrumada na area de serviço, hall de entrada, guardacorpos, limpo tudo, deixo impecavel. Quarta-feira é dia que limpo a cozinha e faço isso na rotina nortura, limpo tudo, geladeira, fogão, armarios, pia, etc. E assim vou fazendo ao longo da semana, fico com a casa em ordem por um todo porque varri e tirei pó e com setores dela ja limpos em definitivo, nao acumulei para num dia so limpar tudo! Isso não dá certo comigo!

3 - Tenho uma faxineira que vem as quintas, ela lava os banheiros, as janelas por dentro, faz a parte mais pesada do serviço, mas ela nao limpa a cozinha, nao lava louça, nao limpa os quartos, a lavanderia, tudo isso é comigo, nao abro mão de cuidar dessa parte!




Fazendo assim, consigo ter a casa arrumada todos os dias e me sobra tempo livre para minhas atividades, nao me estresso e nao me canso tanto. Quando eu não tinha essa moça, eu fazia a limpeza grossa (lavar banheiros, janelas e lavanderia) na quinta e finalizava na sexta feira.

A minha casa é muito grande e por motivos de saude não estava mais dando conta dessa parte, e preferi terceirizar, claro que todo o resto é meu, manter a casa no dia a dia é comigo, e com filhos e cachorrinho dentro de casa é bem complicado manter...mas, tem dado certo.

Acredito de verdade que essa parte do metodo é que faz quase todo mundo desistir. Por isso eu falo: adapte a sua realidade, em vez de trabalhar 15 minutos por dia na mesma zona a semana toda, trabalhe 15 minutos (ou meia hora) todos os dias em todas as zonas, sei que pode ter quem nao concorda, e quer seguir o metodo a risca, mas...como eu disse: é o MEU jeito de ver e fazer, e a forma como acho legal para encorajar outras mulheres a tambem criar uma ROTINA (passo 1) dentro da realidade dela!


e por ultimo

- 15 minutos


Que é o que falei acima, de acordo com o Fly Lady voce deve fazer suas tarefas diariamente dentro desse espaço de tempo controlado. O metodo diz que voce vai se surpreender com o que dá pra fazer nesse tempo.

Como eu faço: Acredito de verdade nos 15 minutos, uso no dia a dia, mas, como bem expliquei nao para a faxina, e sim, para pequenas tarefas e tambem no passo 2 declutter, eu marco o tempo para lavar a louça, para recolher as bagunças, para arrumar um armario, para organizar o banheiro, já é tão automatico que consigo fazer muitas coisas dentro desse tempo e baixar o tempo de vez em quando. Como falei e repito: adapte o metodo a sua realidade, faço as missões, setorize, crie rotinas, mas, não desista porque nao consegue seguir! Esse pode ser o erro! ADAPTE!


O que acho importante:

- criar planilhas de rotina para a semana, para o mes. Segunda feira dia tal vou limpar tal e tal coisa, terça feira vou organizar tal e tal gaveta.

- criar listas de compromissos, coisas a fazer na rua, andar com o caderninho de listas ou baixar apps no celular pra te auxiliar

- criar e seguir uma rotina de limpeza e organização dentro da sua realidade de vida e tempo disponivel, nao é porque a fulana de tal faz que voce DEVE conseguir fazer tambem! Sem estresse, cada casa é um caso e so voce sabe o que fazer e como fazer.

- nao pular programação da rotina e das planilhas! É importante manter o ritmo, se voce deixar passar um dia vai acumular pra outro dia!  Vai ficando pior

- aprende a se desprender do que nao é relevante, doe revistas velhas, jogue fora contas antigas, papeizinhos dentro de gavetas e afins.

- Crie uma rotina para a manha: acorde 30 minutos mais cedo, arrume a cama, tire o lixo, limpe a privada e a pia, troque as toalhas. Se arrume, Tome cafe. Faça o resto.

- Crie uma rotina noturna: limpe a cozinha, deixe a mesa do café pre arrumada, deixe as mochilas dos filhos prontas perto da porta, arrume sua bolsa, reveja seus compromissos, separe a roupa que vai usar.

- Controle seu tempo para fazer as tarefas, começe com 1 hora para arrumar o quarto, vá baixando para 45 minutos, 30 minutos...quando voce ver em 15 ou 20 minutos minutos voce arrumou a cama, passou uma vassoura, tirou o po e colocou a roupa para lavar. Acredite! Eu levo em media 20 minutos para fazer isso!

- Aprenda a controlar o tempo para cada tarefa, vai lavar louça? FOCO FOCO FOCOOOOOO NO COPO! Nada de ficar olhando o @mylovevalentina! Foca na louça e termina TUDO o que iniciar! Depois voce olha o facebook, o IG ok?!

- Tire do lugar, coloque de volta quando usar! Ensine sua familia com carinho a fazer o mesmo, um lar funciona como uma orquestra...todos afinados e em sintonia e tudo flui como uma linda musica!



Deixo aqui links legais para quem quiser saber mais e conhecer o metodo:

Site oficial Fly Lady, onde voce se cadastra e recebe tudo que possa imaginar do metodo: http://www.flylady.net/

Pra mim o melhor blog BRASILEIRO sobre o assunto: http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/
A Roseli é top demais!









Prometo um post o mais em breve possivel com ideias e dicas de cardapios para o dia a dia, facilidades pra voce que é mãe, esposa, trabalha fora ou trabalha no lar e não quer ou nao pode perder muito tempo cozinhando!



Meninas, espero que o texto ajude quem deseja iniciar uma rotina para organizar o lar, que tenha tirado duvidas sobre o metodo, e que clareie as ideias para que voce possa fazer do seu jeito pensando nos pilares: rotina, destralhe, setorize e faça em 15 minutos.

Um super beijo, gosto muito de escrever no blog e quero pegar gosto de novo por esse canto!

Depois me conta o que voces acharam! Ficarei muito feliz! Beijocas!

Keli







25 comentários:

  1. ameeei o post!!!
    Super explicadinho.
    Vou começar já a por em pratica. Tenho um filho de 11 meses e preciso de organização, pois além de tudo trabalho fora...
    Mas a chave do sucesso é o primeiro passo.

    ResponderExcluir
  2. Vc é minha inspiração. .mudei muito depois que eu te descobri nas redes sociais comecei acrescentar pequenos detalhes q fizeram toda diferença. ..Estou numa fase de adaptação larguei o serviço pra dedicar a minha bebê tem sido difícil mas tá melhorando bjs continue assim

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Amei a leitura, muito objetiva e inspiradora.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, querida @mylovevalentina! Vai ajudar mtooo!Deus a abençõe sempre, Keli Bjos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Keli!! Adorei o post e compartilhei.. Estou seguindo esse método deis daquele dia que vc falou no insta..

    ResponderExcluir
  6. Post maravilhoso!
    Obrigada, Keli❤
    😘😘😘

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto. Super explicativo. Vou tentar seguir!
    Escreva sempre Keli, adoro. Super bjo

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto. Super explicativo. Vou tentar seguir!
    Escreva sempre Keli, adoro. Super bjo

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Nossa! Nossa! Pirei com esse tanto de dicas, você não imagina como minha casa precisa de um tapa sabe, esta terrivel!!! Esta me deixando chateada para que não dou conta... tenho 3 filhos um peq de dois anos que é um furacão!!! Minha filha de 11 anos não organiza o quarto dela não tem zelo nenhum pelo cantinho dela vou colocar o timer assim pouquinho por dia ela não desanima né e toma um habito bom para ela. To feliz vou comecar já!!! Sinto que minha casa e minha família precisa disso... Preciso de mais tapetinhos, mais paninhos, mais frufruzinhos minha casa ta sem brilho :( preciso de mimimi de Keli na minha vida Obrigada pela dedicaçao volto em breve contar! GRANDE BEIJO

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, obrigado por compartilhar! Adorei os dois últimos itens, kkkkkk
    FOCO FOCO FOCO ... funciona como uma orquestra!!! Perfeito!!

    ResponderExcluir
  11. Foco, foco, foco.... Ta me faltando muito..... Quero uma casa fofolenta!!!!!! Gostei da ideia da colega ai de cima, colocar timer pra minha cria arrumar a bagunça dela!!!!!
    Adorei as dicas!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ameiiiiiii de montão... Parabéns pelo post... Perfeito, depois se quiser dá uma passadinha lá no blog tem um post que fiz deixe sua cozinha com carinha de scrap, acho que vai gostar... :)


    http://www.anabanannascrap.blogspot.com.br/2015/03/que-tal-uma-cozinha-com-carinha-de-scrap.html


    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Preciso urgente criar esse hábito aqui em casa, não sei o que acontece mais vou dormir a casa até que esta arrumada mais de manhã assim que volto da escola do meu filho a casa está de pernas para o ar, sei que tenho que melhorar e muito...
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Keli querida, muito bom o post. Parabéns.
    Bem que eu maria ter uma rotina assim, já tentei mas ainda não foi possível.
    Mas, com este incentivo, posso tentar novamente.
    Você é uma ótima maestrina.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  15. Keli me tire uma dúvida pf... e cozinhar não entra na rotina? Pq aqui em casa o que tenho mais dificuldade é isso, preparar o almoço, buscar o mais velho as 12:00 no colégio, passar no mercado e pegar algo pro lanche , dar o almoço pros 2, arrumar a lancheira, banho, trocar o pequeno, escovar os dentes e pentear os cabelos enquanto ele corre pela casa com a dog que só quer saber de farra. Sem mencionar que ele entra no colégio as 13:15 ou seja eu tenho menos de uma hora pra tudo isso. E após leva lo já pego outro caminho pra deixar o mais velho no reforço e terapia. Volto pra casa pra organizar a devastação do furacão, mas a vontade é cair no sofá e descansar.
    socorro amiga mas me conte teu segredo.

    ResponderExcluir
  16. Olá keli adorei a rotina . Gostaria de acessar seu caderno de receitas ,porém necessita de convite . Como posso consegui-lo?

    ResponderExcluir
  17. Amei , super explicado! Você é nota 1000! Obrigada por passar a diante as suas lindas idéias. Sou sua fã e sonho um dia ter essa cozinha linda! Instagram sou a ideiaorganizada, bjs com muito carinho ��

    ResponderExcluir
  18. Keli.. Me salvou..
    Moro em uma imensa casa e nao tenho faxineira e por muita das vezes entro em desespero e na verdade hoje em dia ja quero ate vender minha casa e ir pra uma menor onde o trabalho sera menor árduo kkk
    Mas vou entrar de cara nessas planilhas!

    ResponderExcluir
  19. Amo muito o ig muitas dicas legais e interessante par nosso dia a dia bjs

    ResponderExcluir
  20. Adorei suas explicações. A minha casa é muito grande, eu tenho 4 filhos. Dois já rapazes (18 e 16)e dois pequenos( 6 e 4 anos) e a minha casa se transformou em um caos. Eu tinha uma dia rista, mas no momento estou sem ela. Estou estressada, tentando pôr ordem nessa casa tão grande e não dou conta, então fico frustrada. Às vezes os meninos me ajudam, mas é "às vezes". Estou "aprendendo" muita coisa no Ig, e descobri esse método flylady e amei. Mas confesso que tenho que adaptar à minha rotina!

    ResponderExcluir
  21. Oi Keli ... Meu nome tambem é kelly ... li todo seu pos hoje no ista ... Vou tentar fazer ! Obrigada pelas dicas valiosas ... principalmente a de nao tentar faxinar rudo num dia ! Eu sento e choro na metade .... Sempreeee

    ResponderExcluir
  22. Tenho depressão e parei o tratamento porque estavam vivendo doada de remédio. Estou lutando com minhas força de vontade. Me sinto lenta ao fazer serviços domésticos e dar conta da minha filha de 9 anos e acabo a rotina sempre na madrugada apesar de trabalhar só meio turno. Estou atrapalhada na minha rotina e vivo e stressada e sem tempo para nada. Vou seguir essa rotina talvez mude minha vida. Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. olá... o sistema de organização tem me ajudado muito... no momento estou sem faxineira e portanto as planilhas tem me ajudado! Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Parece brincadeira embora seja só eu e meu marido minha casa era um lixo uma bagunça total , nada parava arrumado afinal dois desorganizados
    Depois que conheci essa técnica , tudo flui como uma música
    Anres tinha vergonha de receber visitas ,agora faço questão de mostrar a casa toda , criamos uma rotina algumas regrinhas e tudo ficou a mil maravilhas
    Até a vida da gente se organiza
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  25. Olá gostei muito deste artigo. Também estou a começar a organizar-me: cantinhomagicodasara.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentarios anonimos sao liberados, o blog possui ferramenta de rastreamento de IP e de usuarios cadastrados com contas Google.